sábado, 14 de maio de 2016

INFORMAÇÕES - PROVAS GLOBAIS DO 4º ANO

PROVA GLOBAL DE PORTUGUÊS - 20 de maio

Informação de Conteúdos
      ____________________________________________________

1.   LEITURA E ESCRITA

  • Compreensão de texto:
textos de características: narrativas, expositivas/informativas, descritivas;
  • Notícia, carta, contrato, banda desenhada;
  • Vocabulário: alargamento temático;
  • Sentidos do texto: tema, assunto, informação essencial, antecipação de conteúdos,  intenções e emoções das personagens e sua relação com finalidades da ação;
2.   GRAMÁTICA
  • Classes de palavras;
  • Palavras simples e palavras complexas;
  • Famílias de palavras;
  • Monossílabos, dissílabos, trissílabos, polissílabos;
  • Sílaba tónica e sílaba átona;
  • Palavras agudas, graves e esdrúxulas;
  • Advérbios de tempo, de quantidade e grau, de negação e de afirmação;
  • Pronome pessoal (forma tónica e forma átona); pronome demonstrativo e pronome possessivo;
  • Palavras variáveis e palavras invariáveis;
  • Nomes: variação em grau;
  • Nome próprio, nome comum e nome comum coletivo;
  • Nomes, adjetivos qualificativos: flexão em género, flexão em número;
  • Sinónimos, antónimos;
  • Graus dos adjetivos;
  • Verbo: flexão de verbos regulares e irregulares: indicativo (presente do indicativo, pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro), imperativo;
  • Conjugações verbais;
  • Determinante demonstrativo, determinante possessivo;
  • Adjetivos e graus dos adjetivos;
  • Quantificador numeral;
  • Radicais de palavras, afixos, prefixos e sufixos;
  • Sintaxe;
  • Tipos de frase: frases declarativa, imperativa, interrogativa e exclamativa;
  • Frase afirmativa e frase negativa;
  • Funções sintáticas: sujeito e predicado;
  • Discurso direto e discurso indireto;
  • Expansão e redução de frases (consolidação).
3.   ESCRITA CRIATIVA

·       Planificação de texto: relacionação, organização, hierarquização de ideias;
·       Produção de texto;
·       Amplificação de texto (expansão de frases, com coordenação de nomes, de adjetivos);
·       Textualização: caligrafia, ortografia e pontuação, vocabulário, construção frásica (concordância entre elementos), mecanismos de coesão e de coerência (retomas nominais e pronominais, adequação dos tempos verbais, conectores discursivos);
·       Sinais de pontuação: dois pontos (introdução de enumerações), reticências, vírgula (deslocação de elementos na frase);
·       Sinal auxiliar de escrita: parênteses curvos;
·       Translineação. 

__________________________________________________________________________

PROVA GLOBAL DE MATEMÁTICA - 23 de maio

Informação de Conteúdos
      ____________________________________________________

  1. Números e Operações:
  • Leitura e escrita de números;
  • Contagens progressivas e regressivas;
  • Algoritmos com números naturais;
  • Números racionais não negativos;
  • Múltiplos e divisores;
  1. Geometria:
  • Sequências e padrões;
  • Ângulos;
  • Figuras no plano;
  • Sólidos geométricos;
  1. Tempo:
  • Instrumentos de medida do tempo;
  • A hora;
  • Relógios;
  • Calendários e horários;
  1. Medidas:
  • Medidas de capacidade, comprimento e massa (peso);
  • Área e perímetro;
  1. Dinheiro: 
  • Operações com euros;
  1. Resolução de problemas; 
  1. Organização e tratamento de dados.
__________________________________________________________________________

 PROVA GLOBAL DE ESTUDO DO MEIO - 25 de maio

Informação de Conteúdos
      _________________________________________________________________________
1.   OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE

·       Observar e identificar algumas plantas:
o   conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, 
flores e frutos);
o   registar variações do aspeto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma 
árvore.

·       Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo:
o   animais selvagens;
o   animais domésticos;
o   reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar);
o   reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de 
penas, pelos, escamas, bico, garras…);
o   recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como 
se reproduzem, como se deslocam…).

2.   ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL

·       Identificar alguns diferentes tipos de solo e as suas características (cor, textura, 
 cheiro, permeabilidade) e o que se encontra no solo (animais, pedras, restos de seres 
 vivos).
·       Reconhecer quais as rochas existentes no ambiente próximo:
o   identificar algumas das suas características (cor, textura, dureza…);
o   reconhecer a utilidade de algumas rochas.
·       Reconhecer os estados físicos da água.
·       Distinguir formas de relevo existentes na região (elevações, vales, planícies…):
o   observar diretamente e indiretamente (fotografias, ilustrações…).

3.   OS AGLOMERADOS POPULACIONAIS

·       Reconhecer aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades).
·       Distinguir localizações em mapas (planisfério) e no globo.
·       Distinguir localizações em mapas ilhas e arquipélagos (Açores e Madeira).

4.   LOCALIZAR ESPAÇOS EM RELAÇÃO A UM PONTO DE REFERÊNCIA

·       Identificar processos de orientação (sol, bússola…).
·       Conhecer os pontos cardeais.

5.   CONHECER COSTUMES E TRADIÇÕES DE OUTROS POVOS

6.   O PASSADO NACIONAL

·       Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância para o meio 
local;
·       Conhecer vestígios do passado local:
o   construções (habitações, castelos, moinhos, antigas fábricas, igrejas, 
monumentos pré-históricos, pontes, solares, pelourinhos).
·       Reconhecer a importância do património histórico.
·       Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu 
 significado.
·       Reconhecer aspetos da vida quotidiana de tempo em que ocorreram esses factos.
·       Localizar os factos e as datas estudados no friso cronológico da História de Portugal.


Sem comentários :

Enviar um comentário